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CRIE A BUYER PERSONA DA SUA MARCA - SÍTIO DIGITAL

27 Abril 2017, Por

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MAS AFINAL, QUEM SÃO AS BUYER PERSONAS?

A Buyer Persona é a representação mais aproximada do perfil do seu consumidor ou consumidor principal do (s) seu (s) produto (s), ou marca. Bem, você sabe dizer as características (Idade, nível educacional, nível sócio-econômico, estilo de lazer, preferências musicais, etc.?) do seu cliente? A Buyer Persona, através de um estudo bem detalhado, define essas características e cria um personagem através do qual todas as campanhas de divulgação irão trabalhar (linguagem, arte dos posts, impulsionamento no Facebook Ads e Instagram) para tornar a comunicação online da marca representativa para este público.

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EXEMPLO: A Buyer Persona de uma loja de sapatos infantis de luxo (com unidade em Shopping Center), que vende apenas melissa, pode ser: meninas de 5 a 12 anos, mais lúdicas, e que ainda são bastante envolvidas com histórias de contos de fadas, princesas; seus pais tem renda familiar mínima de R$ 5.000,00, e moram em condomínios fechados.
Sendo assim, a agência que auxilia esta marca, definirá um Planejamento de conteúdo que se adequará à necessidade e forma de pensar deste público. Dentro disto, publicações sobre o universo de contos de fadas, com princesas usando Melissa, estariam bem adequadas à esta Buyer Persona.

AS BUYER PERSONAS AUXILIAM DIRETAMENTE NA SUA CAPTAÇÃO DE SEGUIDORES NA REDES SOCIAIS

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Imagine a Buyer Persona como um guia para todo o conteúdo que será desenvolvido na sua estratégia de marketing digital. O objetivo é gerar interesse desse público, atraindo-o para seguir o perfil na rede social, se envolvendo com este conteúdo e gerando desejo pelo consumo do produto.
Existem diversos aspectos em redes sociais nos quais a Persona é indispensável e auxilia a sua estratégia efetivamente:

• Linguagem de comunicação da empresa;
• Linguagem dos blog posts e redes sociais;
• As principais redes sociais para o seu negócio;
• Conteúdos que devem ser produzidos;
• Extensão e formato desse conteúdo;
• Palavras-chave escolhidas;
• Estilo e periodicidade do e-mail marketing;
• Links patrocinados;
• Facebook Ads.

QUAIS PERGUNTAS FAZER PARA CRIAR UMA BUYER PERSONA

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Tudo isso depende uma clara definição da Buyer Persona, que não pode ser criada a partir de palpites ou suposições. Por isso, o ideal é se fazer entrevistas com clientes da marca, levantando várias questões como:
Trabalho: Qual é o seu cargo? O que você faz no trabalho? Como seu trabalho é mensurado? Conte-me como é a sua rotina no trabalho? Quais habilidades são necessárias para executar suas tarefas? Quais são as ferramentas que você usa diariamente?
Empresa: Qual é o segmento de sua empresa? Qual é o tamanho da empresa?
Objetivos: Quais são suas principais responsabilidades? Quais são seus principais objetivos? Para você, o que é ser bem sucedido em seu trabalho?
Desafios: Quais são os maiores desafios em seu trabalho? Quais são os maiores problemas que você encontra para atingir seus objetivos?
Informação e conteúdo: Como você aprende novas habilidades e informações para o seu trabalho? Quais são as principais publicações e/ou blogs que você consome? Quais são as redes sociais que você faz parte e com qual frequência você as utiliza para aprender algo?
Informações pessoais: Descreva um pequeno histórico sobre você. (Idade, nacionalidade, família, estado civil, filhos e etc.); Descreva sobre seu histórico educacional; Conte um pouco sobre sua trajetória como profissional.
Hábitos de compra: Onde você costuma fazer a maior parte de suas compras? (Loja física / online); Com qual frequência você realiza compras online? Você costuma realizar pesquisas antes de fazer compras? Conte um pouco sobre sua última compra. Onde foi, o que te levou a fazer a compra, houve pesquisa de preço?

Após as entrevistas, a agência de Marketing Digital irá buscar nas respostas de todos os participantes características em comum, com os problemas, reclamações e soluções mais recorrentes entre eles, assim como estilo de vida, comportamento de compra. Em seguida, o mais recomendado é traçar de 1 a 2 personas inicialmente, apenas, facilitando a criação do conteúdo digital específico para essas Buyer Personas.
Agência Sítio Digital. Fone 62 3097-2656

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